Destaques


Egressa do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores obtém Título de Mestre

A egressa do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, Ligia Francielle Borges, defendeu em 17 de abril de 2017 sua Dissertação de Mestrado, tendo obtido o título de Mestre em Tecnologias Computacionais Para o Agronegócio. 

O Título foi concedido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Participaram da Banca, o Prof. Dr. Eduardo Godoy (Unioeste), Prof. Dr. Claudio Leones Bazzi (UTFPR) e o Prof. Dr. Paulo Lopes (UTFPR).

Parabenizamos a agora Mestra, sendo uma das primeiras egressas do curso de Tecnologia em Redes de Computadores a obter tal titulação.

Egressa do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores obtém Título de Mestre


Curso de Fisioterapia

O curso de Fisioterapia do Cesufoz, possui projetos de pesquisas e extensão em andamento, para favorecer o aprendizado prático e teórico bem como elaboração de artigos científicos.

Os espaços de Fisioterapia do Cesufoz permitem ambientes diferentes e estimuladores aos pacientes. Integração com novos ambientes estimulam as competências individuais.


Depoimentos de Egressos

Depoimento de egresso
Depoimento de egresso
Depoimento de egresso
Depoimento de egresso


Aluna do Curso de Engenharia Civil é Selecionada para Compor o Time de Bolsistas para o Projeto do CEASB

Parabenizamos a Aluna do curso de Engenharia Civil do CESUFOZ, Carine Michele Pereira, selecionada para compor o time de bolsistas para o projeto “Sistema de detecção de Falhas em estruturas de barragens usando análise multivariada” pelos CEASB Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens.

Segue um resumo do projeto:

Um plano de instrumentação detalhado é uma das formas de verificar as reais condições de segurança apresentadas por uma estrutura. Para este projeto será desenvolvido um sistema computacional que permita apresentar os modos de falha possíveis de serem monitorados através da análise multivariada para que com isso seja possível saber quais as anomalias possuem a maior chance de ocorrer. Entende se por anomalia a combinação de alterações na leitura de alguns instrumentos da estrutura. Os instrumentos analisados são sensores instalados na estrutura como piezômetro, extensometro e pendulo.

É um projeto inovador que permitira Engenheiros tomar decisões baseados em previsões de possíveis falhas que podem ocorrer em barragens. Pois atualmente os dados coletados precisam ser analisados por especialista o que geralmente é um processo demorado, o sistema irá apresentar dados que tornarão esta análise desnecessária, permitindo ao engenheiro apenas tomar decisões baseado nos dados apresentados pelo sistema.

Pesquisadores
Prof Itamar Pena Nieradka e Prof Orlando Catarino Silva

Bolsistas
Carine Michele Pereira (CESUFOZ)
Cleyton Amaral
Jesika Magagnin
Rafael Escobar


Curso de Farmácia do CESUFOZ é reconhecido pelo MEC

Portaria de Reconhecimento n° 614 DE 30/10/2014

No dia 30 de outubro de 2014, por meio da portaria nº 614, o curso de Farmácia da Associação Educacional Iguaçu (Cesufoz – Iesfi) teve seu reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura. Esse curso proporciona aos seus alunos a formação do Farmacêutico generalista, voltado para o medicamento e inserido no contexto da assistência integral à saúde. Na formação desse profissional estão contemplados todos os aspectos relacionados ao estudo do medicamento, a saber: pesquisa, produção, comercialização, dispensação e vigilância de sua ação farmacológica; também abrange a formação social do farmacêutico como profissional da saúde, bem como a formação para as análises clínicas e toxicológicas e para a indústria de medicamentos.

Além das áreas já previstas pela profissão farmacêutica, a estratégia de formação do novo profissional vem ao encontro de uma política de saúde local e regional que atenda às necessidades do Sistema Único de Saúde e suas ações dirigidas à atenção básica à saúde, em seus diferentes níveis de complexidade. O Programa de Saúde da Família ainda é um desafio para o novo profissional farmacêutico. Assim, devemos incentivar esse futuro profissional a lutar para conquistar novos ambientes de trabalho. Outros campos de atuação na assistência farmacêutica estão surgindo de acordo com o Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, tais como homeopatia, plantas medicinais, fitoterapia e os fitoterápicos, embasados em conhecimento científico, valorizando o Desenvolvimento Sustentável da Região para fortalecer uma política de geração de emprego e renda. O curso de graduação em Farmácia oferecido pelo CESUFOZ se caracteriza pelo compromisso de integrar o ensino com a pesquisa e promover a extensão, visando à formação de sujeitos autônomos, responsáveis e profissionalmente competentes para responder aos desafios da realidade atual. Segundo a professora Cleangela Mendes de Andrade Reis – Coordenadora do curso – a faculdade possui excelentes professores, com especialização na área, mestres e doutores, tendo como o perfil do egresso uma formação generalista e atribuições essenciais à promoção, proteção e recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades associadas ao fármaco, ao medicamento e aos cosméticos, às análises clínicas e toxicológicas e à pesquisa, sendo formado com o título de bacharel em Farmácia.


Oficina Realizada pelo CIH - Centro Internacional de Hidroinformática

Alguns alunos do curso de Ciência da Computação do Cesufoz participaram da oficina "Desenvolvendo visualizador de dados geográficos utilizando OpenLayers e GeoServer" que foi realizado pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), que está situado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), neste mês de setembro de 2014. Os profissionais Fagner Oliveira e Marcos André Ferreira que ministraram o curso são formados em Computação aqui no Cesufoz e atuam profissionalmente no CIH.

O curso teve como objetivo apresentar as tecnologias utilizadas pelo CIH bem como estimular aos acadêmicos o estudo para futuras aplicações na área que se encontra em grande expansão o que demanda profissionais com conhecimento.


Professor de Ergonomia do CESUFOZ Lança Livro e Publica Trabalhos no 17° Congresso Brasileiro de Ergonomia

O professor Dr. em Ergonomia, Profissional de Educação Física e Fisioterapeuta, Pedro Ferreira Reis, docente das disciplinas de Ergonomia na graduação em Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Engenharia Civil, esteve em Sao Carlos, estado de Sao Paulo na Universidade de Sao Carlos (UFSCAR) no período de 16 a 19 de setembro de 2014, participando do 17° Congresso Brasileiro de Ergonomia. Além de apresentar vários trabalhos na área de Ergonomia e Segurança do Trabalho, O professor Dr. Pedro Ferreira Reis, apresentou o seu livro, oriundo da Tese de Doutorado, intitulado: “RISCO ERGONÔMICO DO TRABALHO REPETIVO - Utilização da Estesiometria da Mao e Força de Preensao Manual na Prevenção e Reabilitação das Síndromes Compressivas dos Membros Superiores”, o qual será lançado oficialmente ainda este ano em Foz do Iguaçu, Florianópolis e Sao Paulo. Segundo o professor Dr. Pedro Ferreira Reis, este evento de Ergonomia é o maior da América Latina na área, assim participar, além de adquirir novos conhecimentos, proporcionou também troca de experiencias, a qual é fundamental para o aprimoramento profissional. O professor Dr. Pedro Ferreira Reis é Ergonomista Certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), parecerista da Revista Caderno de Educação Física da UNIOESTE, Membro da Comissao Científica e Organizadora da Revista The Fiep Bulletin e Membro do Comite editorial da revista americana “Austin Journal of Musculoskeletal Disorders”, sendo docente Titular do CESUFOZ a 12 anos, atuando como coordenador dos cursos de Licenciatura Plena e Graduação Plena de Educação Física.


Professor e Coordenador do curso de Enfermagem  Jediael Marcos Teixeira de Camargo participa do 9° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

O professor e coordenador, Jediael Marcos Teixeira de Camargo, curso de Enfermagem, especialista e mestre em Terapia Intensiva nos dias 17 a 20 de setembro de 2014, participou e apresentou trabalhos no 9° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada r Assistencia r Saúde


Lançamento do Livro do Prof. Itamar Nieradka

O professor do CESUFOZ, Itamar Pena Nieradka, lança seu livro "JavaScript + CSS + DOM - Desenvolvimento para Web" abordando de forma fácil e simples sobre este assunto tão atual.

Mais informações, acesse: http://nieradka.com/livros.htm


Professora do Curso de Fisioterapia é Destaque em Publicação de Site da Cidade

A professora do curso de Fisioterapia do Cesufoz, Gisele Moschen, é destaque em publicação de site da cidade. Ela está participando dos preparativos para integrar a equipe de fisioterapeutas que trabalharão como voluntários nas Olimpíadas do Rio 2016. Esta experiência certamente possibilitará também aos acadêmicos do curso, crescimento e a possibilidade de contato com profissionais importantes no cenário nacional e internacional.

http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/fisioterapeutas-iguacuenses-participam-de-seletiva-para-trabalhar-nas-olimpiadas-2016


Estágio Supervisionado no Lar dos Velhinhos em Foz do Iguaçu

O curso de Fisioterapia acaba de formalizar a parceria para a realização de estágio supervisionado no Lar dos Velhinhos, localizado em Foz do Iguaçu.

A direção do Lar recebeu o grupo do CESUFOZ desejando boas-vindas e agradecendo pela parceria realizada.


Professora do CESUFOZ Ingressa em Doutorado em Gerontologia na Unicamp

A professora Cristina Ribeiro, do curso de Fisioterapia, especialista e mestre em Gerontologia, área que estuda o envelhecimentos e os idosos, ingressou no doutorado em Gerontologia na Unicamp neste mes de agosto.

Parabéns professora e votos de sucesso.


II Encontro Paranaense de Professores de Deontologia Farmacêutica

O Prof. Edvaldo Tonin do CESUFOZ, esteve presente no II Encontro Paranaense de Professores de Deontologia Farmacêutica, que aconteceu em Curitiba no dia 23 de agosto de 2014.


Cursos Técnicos - Pronatec

O Cesufoz está oferecendo cursos Técnicos Profissionalizantes na área de Informática totalmente Gratuito pelo PRONATEC.

São três cursos: TÉCNICO EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA, TÉCNICO EM INFORMÁTICA e TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES.

Duração de 18 meses no período Matutino.

Acesse o link informativo.


Fartal

A Fartal realizada entre os dias 05 a 10 de junho de 2014, é uma festa tradicional que se realiza na semana de aniversário do município de Foz do Iguaçu. O CESUFOZ, não poderia deixar de participar do evento, e no último dia do evento, terça-feira (dia 10) recebeu em seu estande, acadêmicos do 7o período de Fisioterapia, divulgando o curso de forma criativa e abrangente junto aos funcionários da Instituição.


Corrida da Mulher

O CESUFOZ esteve presente na Corrida da Mulher que aconteceu no dia 09/03/2014 no Gramadão da vila A, com os acadêmicos dos 2º e 3º períodos do curso de Fisioterapia, realizando exercícios de alongamento e relaxamento muscular antes e após a corrida, em aproximadamente 400 inscritos que percorreram um circuito de 4 e 8 km, dependendo da categoria, onde teve também caminhada com a participação da comunidade.


Participação na Fartal 2014

As Faculdades CESUFOZ/FAFIG estão presentes na FARTAL 2014, comemorando o Centenário de Foz do Iguaçu. Na abertura do evento, na quinta-feira, 05 de junho de 2014, estiveram presentes em nosso estande, os acadêmicos do curso de Direito e o Prefeito de nossa Cidade. Convidamos todos a nos prestigiarem, pois teremos novidades a cada dia.

 


Resumos Publicados no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

Sob orientação da Professora Mestre Cristina Ribeiro, foram elaborados resumos de casos clínicos desenvolvidos na Clínica escola do CESUFOZ pelos academicos do 7o período em Fisioterapia. Em aceitação, foram expostos em forma de pôster virtual, no XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia realizado em Belém, nos dias 29 de abril a 03 de maio de 2014.


Primeira Mostra de Prevenção de Escaras (Úlcera da Pressão): 20 de maio de 2014

No dia 20 de maio de 2014 acontecerá a primeira mostra de prevenção de escaras (Úlcera da Pressão). Será realizada nas dependências do CESUFOZ e contamos com a participação dos acadêmicos, para conhecerem melhor sobre este assunto tão importante para a Saúde.

Esta ação faz parte do conteúdo da disciplina de Fisioterapia Preventiva do 2º e 3º período de Fisioterapia, ministrada pelo Professor Dr. Pedro Ferreira Reis.


Prof. Dr. Pedro Ferreira Reis foi Colaborador com Capítulo sobre: "Prevenção de Lombalgias Através de Exercícios Físicos" em Livro de Ginástica Laboral

Foi Publicado o Livro de Ginástica Laboral, no qual o professor Dr. Pedro Ferreira Reis, Fisioterapeuta e professor de Educação Física, foi colaborador com o capítulo "PREVENÇÃO DE LOMBALGIAS ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS", excelente livro para dar suporte no desenvolvimento de um programa de Ginástica Laboral com competência, contemplando sempre a ERGONOMIA!! Com o presente livro, pretende-se estabelecer a relação da GL com a Ergonomia, a qual se mostra como uma estratégia efetiva para viabilizar a melhora do ambiente de trabalho e da qualidade de vida do trabalhador. Dessa forma, o organizador prof. Msc. Josenei Braga dos Santos, juntamente com seus colaboradores enfatizam preocupação com o profissional da área de Educação Física e de outras áreas da saúde, que necessitam dos conhecimentos da Ergonomia para poder desenvolver melhor suas ações com os programas de atividade física na empresa, e que tais conhecimentos sejam incluídos nos cursos de bacharelado em Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Os Interessados poderão adquirir o livro através do Link: http://www.phorte.com.br/produto/1943/livro-ginastica-laboral-estrategia-promocao-qualidade-vida-trabalhador-538/


FAFIG Alcança o Melhor Resultado da OAB.


Doações de Equipamentos de Informática ao Instituto Katana.

No dia 07 de agosto de 2013, a Faculdade CESUFOZ/FAFIG realizou doações de equipamentos de informática ao Instituto Katana, organização sem fins lucrativos de Foz do Iguaçu. Parte das doações são do "Projeto Descarte Correto - Lixo Eletrônico" dos cursos de Ciência da Computação e Redes de Computadores que ocorre desde 2009, elaborado pelos Coordenadores dos cursos Profª Alessandra B. G.  Hoffmann e Prof. Fernando Nakayama. Tem como objetivo conscientizar a sociedade, principalmente a acadêmica sobre o efeito de um descarte incorreto e estimulara doação de equipamentos eletrônicos ultrapassados, ou com defeitos, que não estejam mais sendo utilizados.

As doações foram recebidas pelo Sr. Pedro Eneilton dos Santos, presidente do Instituto Katana que através dos equipamentos eletrônicos, podem ser transformados em arte e ferramentas de centenas de profissionais cidadãos, conscientes e respeitadores da vida, e preservadores da natureza e meio ambiente.

Entrevista da Coordenadora para a RPC TV.


Arthur Gregório - Egresso Ciência da Computação! Desenvolvimento da nova API para integração Java + RouterOS

A nova API para integração Java + RouterOS da empresa Mikrotik está pronta e disponibilizada no GitHub. O projeto foi desenvolvido pelo egresso de Ciência da Computação Arthur P Gregório (www.arthurgregorio.eti.br) na empresa EITS (www.eits.com.br), e esta sob licença LGPL 3 e hospedado no GitHub (https://github.com/eitsopensource/mk4j). Para quem quiser acompanhar ou ajudar a desenvolver o projeto é só acessar.

A API foi apresentada aos alunos do Cesufoz na XVII Seminfo - Semana Acadêmica do Cesufoz que aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto de 2012.


Fernando Geraldo Mantoan e Anderson Davi que Desenvolveram um Aplicativo para a Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2012

Destaque para os egressos do curso e Ciência da Computação Fernando Geraldo Mantoan e Anderson Davi que desenvolveram um aplicativo para a Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2012, realizada entre os dias 17 e 19 de outubro de 2012, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Foram 4.238 participantes e mais de 200 atividades, como palestras, mesas redondas, minicursos e outras ações relacionadas às tecnologias livres.

Entrevista no link   http://www.youtube.com/watch?v=7U7iTzL6FUM&feature=plcp


Profª Cristina Ribeiro lança o Livro: As 8 Premissas da Fisioterapia Gerontológica

Prof. Cristina Ribeiro, do curso de Fisioterapia lança livro "As 8 Premissas da Fisioterapia Gerontológica"  no 6º. Congresso Internacional de Fisioterapia, que ocorreu de 13 a 16 de setembro de 2012 na cidade de Natal-RN.


Nossos Parabéns ao Egresso do Cesufoz Msc. Allan Koch Veiga

Nossos parabéns ao egresso do Cesufoz Msc. Allan Koch Veiga, que defendeu seu mestrado em Engenharia Elétrica (área de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais) pela Escola Politécnica - POLI da Universidade de São Paulo - USP em fevereiro deste ano (2012).

Allan atualmente é doutorando em Engenharia Elétrica pela USP e bolsista da CAPES atuando principalmente na área de Qualidade de Dados sobre Informática e Biodiversidade financiados por,entre outras organizações, FAO - ONU (Food and Agriculture Organization of the United Nations), GEF (Global Environmental Facilities), UNEP (United Nations Environmental Programe) e MMA (Ministério do Meio Ambiente, Brasil).


Acadêmicos entregam material de higiene para presidiárias

No dia 27 de maio de 2011, a vice-presidente do Conselho da Comunidade, Nila Leite, esteve participando da entrega simbólica dos Kits de higiene que serão doados as presidiárias da Cadeia Pública. A iniciativa partiu dos alunos do curso de Direito do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ), que foram pessoalmente fazer a entrega dos produtos.

Na ocasião, os alunos também puderam discutir experiências de vida e o trabalho desenvolvido pelo Conselho da Comunidade, além de visitar as dependências do prédio que abriga o Fórum Estadual de Justiça. Para os participantes, a experiência foi enriquecedora. "Valeu a pena, pois abriu nossos olhos para a realidade social e nos incutiu a importância de se fazer algo para ajudar", afirmou o estudante do primeiro semestre do curso de Direito, Marcio Barreto.

De acordo com a vice-presidente do Conselho, o mais importante foi à troca proporcionada pelo contato com os alunos. "Através de ações como essa, as entidades estudantis buscam aproximar a universidade da sociedade e criar uma nova cultura de recepção que deixa um pouco de carrinho, amor e dignidade para as presas", conclui

Quem quiser colaborar com doações de produtos de higiene, limpeza e até mesmo livros, podem procurar o Conselho da Comunidade no Fórum Estadual de Justiça, das 12h às 18h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3026-1645.

Créditos: Rádio Cultura Foz / Editor: Liliane Dias / Repórter: Maicon Cubilla

Todos os direitos reservados © 2002-2017 - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu
Av. Paraná, 3.695 - Jardim Central - Foz do Iguaçu/PR - Tel.: (45) 3520-1727